O que a bunda tem a ver com corrida?

Olá amigos.

Você sabe o que a bunda tem a ver com a nossa corrida?

Repare em primatas como chimpanzé, macacos e gorilas e você vai perceber que eles não possuem nádegas tão proeminentes quanto os humanos.

foto-macaco

Nossas nádegas são formadas por uma combinação de músculos e gorduras com papéis bastante importantes. O principal músculo das nádegas é o Glúteo máximo que é responsável pelo formato da bunda e é um dos nossos músculos mais fortes do corpo humano. Ele também é responsável por ligar o osso da cocha, o fêmur, ao principal osso do quadril, o Ílio.

 gluteo-maximo

exercicios-gluteos-l

O curioso é que o glúteo máximo quase não é usado durante a caminhada a não ser em subidas. Ele trabalha muito mais quando corremos. O que nos leva a perguntar por que temos um músculo próprio para correr!?

Voltando um pouco no tempo, a corrida de longas distâncias tem um papel importantíssimo na evolução humana. Nós humanos não somos muito bons em velocidade, mas no quesito longa distância as coisas viram a nosso favor. Não a toa conseguimos correr longa maratonas e ultra maratonas que podem passar de 100km de distância e isso está no topo do que os melhores animais podem percorrer em 1 dia. Caçadores antigos usavam a técnica do esgotamento físico, perseguindo suas presas até elas não conseguirem mais correr de tão cansadas.

Além da bunda, outras características físicas que nos permitem correr longas distâncias nem existem em outros primatas. Nossos ligamentos do pé, como o tendão de Aquiles são muito maiores e funcionam como elásticos que armazenam a energia do impacto do pé no chão e devolvem em forma de impulsos somente na corrida.

Posição ereta, pernas longas que permitem passadas compridas e ombros largos que dão balanço também ajudam a correr por muito tempo.

Então, tire os glúteos do sofá e boa corrida!

Anúncios

Contribua comentando aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s